Livro: O Vento nos Salgueiros (1908)
Autor: Kenneth Grahame
Sr. Sapo é rico, jovial e amigável, egoísta e obsessivo por bem materiais além de péssimo motorista.
Depois de bater o carro diversas e estar gastando sua fortuna com multas, seus amigos o forçam a uma prisão domiciliar, mas o Sr. Sapo foge e rouba um carro. É preso, sob sentença de vinte anos de reclusão.
Na prisão, o Sapo ganha a simpatia da filha do carcereiro que o ajuda a escapar. Durante sua fuga ele consegue uma carona. O Sapo pergunta se pode dirigir, o que ocasiona um acidente, e mais uma vez foge, chegando à casa do Rato.
O Sapo descobre pelo Rato que sua casa, O Salão do Sapo, foi tomada por Arminhos, Mustelas e Furões. Unidos os quatro (o Sr. Sapo, Sr. Texugo, Sr. Toupeira e Sr. Rato) conseguem expulsar os invasores.
Em "A Liga Extraordinária": (vol. 2 cap.4)
É um das criaturas híbridas de Moreau. Chamado pelo colegas de "verdão".
nota: Embora não seja mencionado nenhuma vez que este se trata do mesmo personagem de "O vento nos Salgueiros", todos concordam quanto a esta referencia principalmente pelo veículo conduzido pelo Sr. Sapo.
Todos os híbridos de Moreau são nomeados pelo sufixo "H" seguido de um número. Por este motivo, apenas pra classificar os personagens dentro do Universo da Liga, resolvi usar neste blog o sufixo "H" seguido de um ponto de interrogação para os híbridos que não tiveram seu nome revelado.